Blog

04/05/2020

Entendendo a lactose no rótulo das dietas.

Entendendo a lactose no rótulo das dietas.
Lactose nos rótulos, entenda!

Lactose:

É um carboidrato (açúcar) encontrado no leite. Mais especificamente, trata-se de sua estrutura química um dissacarídeo, formado pelos monossacarídeos glicose e galactose.

Intolerância a lactose


Quando nascemos estamos aptos a digerir um açúcar encontrado no leite e em produtos lácteos em geral, chamado lactose. Esse açúcar quando ingerido sofre uma digestão por meio de uma enzima chamada lactase. Ela é responsável por quebrar a lactose em moléculas de glicose para ser absorvida pelo intestino delgado e quando não ocorre esse processo, alguns sintomas como diarreia, flatulência, dores de barriga e inchaço no abdômen aparecem.  Ou seja, a principal característica dessa patologia é quando a lactase é pouco produzida ou não está presente no nosso organismo.

Cabe ainda ressaltar que algumas pessoas fazem confusão entre a alergia a proteína do leite de vaca e a intolerância a lactose, observem no quadro as principais diferenças:


Entendendo isso, sugiro que sempre leiam a rotulagem dos alimentos, para identificarmos se ele contém ou não a presença da lactose em sua composição.

Rótulos dos alimentos – RDC 136/2017 atualizada

Esta Resolução estabelece os requisitos para declaração obrigatória da Presença de lactose nos rótulos dos alimentos, se aplica aos alimentos, incluindo as bebidas, os ingredientes, os aditivos alimentares e os coadjuvantes de tecnologia, embalados na ausência dos consumidores, inclusive aqueles destinados exclusivamente ao processamento industrial e os destinados aos serviços de alimentação. Segue os quadros abaixo com Os limites e a Forma que deve vir descrito na rotulagem:

     


Porém  os estudos apontam que pessoas que apresentam intolerância a lactose podem ingerir até 0,2g / dia de lactose em 100 kcal ou 100ml, ou 0,3 por 225ml –(MedIine, Biosis SciSeach, Toxilife and Anylitical Abstracts on Dialiog, estudo randomizado; 2005 e 2016) sem apresentar sintomas, para ser ter uma noção:

Conforme a imagem acima, um copo de leite de 240 ml, ultrapassa a margem de limite de consumo de lactose  diária, segurida como segura  no estudo para os intolerantes à lactose.


Por isso é importante  que os consumidores sempre leiam com atenção os rótulos dos produtos, e também procurar um médico ou um nutricionista, para que avalie sua tolerabilidade a este alimento.

Outra informação importante é que, para estes indivíduos diagnosticados como intolerantes a lactose, uma ótima opção para consumir produtos lácteos sem apresentar o desconforto seria o: Laczyme, já que este auxilia a digestão da lactose presente nos alimentos e ameniza o desconforto gástrico causados pelo consumo de alimentos de origem láctea e derivados.

 

 

 

 

 

 

Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades
Unidades