Blog

23/10/2019

Lesões de pele, como tratar?

Lesões de pele, como tratar?
Tratamento de lesões de pele

O QUE SÃO AS LESÕES DE PELE?             

As lesões de pele se caracterizam pela interrupção na continuidade de um tecido, geralmente causada por um trauma ou desencadeada por uma doença. Podem ser de origem aguda, que é de fácil cicatrização ou crônicas, quando ultrapassam seis semanas para cicatrizar.

CICATRIZAÇÃO DE LESÕES         

O processo de cicatrização, passa por várias fases, e nelas cada célula tem sua ação e sua importância. Na fase inicial, conhecida como hemostasia  /inflamação, as células predominantes são as plaquetas, neutrófilos e em seguida macrófagos. Na fase intermediaria, denominada de reconstrução / granulação / epitelização, há o aumento excessivo dos fibroblastos e surge os queratinócitos. Na fase final, e a mais longa, podendo chegar a anos, a remodelagem acontece devido a ação dos macrófagos e fibroblastos que ativam o colágeno I e II.

As lesões de pele, sofrem influência de vários fatores que retardam a cicatrização, sendo a oxigenação prejudicada, compressão, edema, nutrição ineficaz, perfusão tecidual alterada, genética, imunidade baixa, idade, doenças crônicas como diabetes, todos eles diminuem o processo cicatricial.

As lesões da pele, quando instaladas, tem diferentes tipos de tecidos. O tecido necrótico, tecido duro e seco. O esfacelo, é a derivação da necrose, sendo a necrose liquefeita. O tecido de granulação, tem uma cor avermelhado, indicando uma boa evolução da ferida. E o tecido de Epitelização tecido de cor rosada, indicativo de encerramento da ferida.  O exsudato também, influencia no processo cicatricial da lesão, e ele pode ser classificado, como seroso, serosanguinolento, fibrina, sanguinolento, purulento e seropurulento, isto se caracterizará se a lesão tem presença de infeção ou não.

 

TRATAMENTO DE LESÕES

Para cada fase de cicatrização é recomendado um tipo de tratamento.
Segue abaixo as nossas indicações para cada tipo de fase da lesão, lembrando que na Tecno Vida você encontra profissionais capacitados para analisar caso a caso e fazer a melhor indicação:
 

TECIDO NECRÓTICO OU ESFACELO

- CURATEC HIDROGEL COM ALGINATO

- URGO CLEAN AG, PHMB GEL CURATEC OU PIELSANA.

TECIDO COM GRANULAÇÃO

- MEMBRACEL VUELO, SACHE PIELSANA, URGO TUL, PHMB GEL CURATEC OU PIELSANA.

TECIDO EPITELIZAÇÃO

- PIELSANA ÓLEO DE AGE,

- SKINFIX PIELSANA

- CURATEC HIDROCOLOIDE.

Vale lembrar que, além do tratamento da ferida com o curativo correto, uma boa condição nutricional é muito importante. Na Tecno Vida você encontra suplementos ideias para ajudar no tratamento de sua ferida, um deles é o Cubitan, ele é um suplemento hiperproteico, que contém arginina, alto teor de micronutrientes como zinco, selênio, vitaminas A, C e E, e um mix de carotenoides.

Disponível em frascos de 200ml nos sabores chocolate, morango e baunilha, o suplemento é prático e pronto para consumir.

Lembrando que é sempre importante a procura de um médico ou nutricionista para a prescrição.

Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades
Unidades